Iniciativa estabelecida em 2012 será novamente coordenada pelo deputado Antônio Brito (BA)
A Frente Parlamentar pela Luta contra a Tuberculose foi reinstalada na Câmara dos Deputados, em Brasília, na terça-feira (26). O grupo foi inaugurado em 2012 e essa é a sua terceira legislatura consecutiva. A iniciativa será novamente coordenada pelo deputado Antônio Brito (PSD-BA).
O Brasil está entre os 20 países que concentram maior incidência de tuberculose. A cada ano, o país registra cerca de 70 mil novos casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.
Mais comum entre populações vulneráveis, como pessoas privadas de liberdade, pessoas vivendo com HIV e população em situação de rua, a tuberculose requer medidas estratégicas de controle.
Em entrevista ao site da Câmara dos Deputados, Antônio Brito explicou que o maior desafio ao enfrentamento da tuberculose é o abandono do tratamento. Isso porque quando um paciente deixa de tomar a medicação, a bactéria causadora da tuberculose se torna mais forte. Na forma multirresistente, a doença aumenta o tempo de tratamento prolongado e diminui as chances de cura.
Um dos objetivos principais da Frente Parlamentar pela Luta contra a Tuberculose, nesse sentido, é ampliar a discussão sobre a doença, colaborando com a desmistificação sobre o tratamento, já que a tuberculose tem cura.
*Com informações da Agência Câmara Notícias.
Comments